Espaço do Professor


Intervenções Pedagógicas
Sugestões Diversas

             
Fontes:  
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Portal da Tecnologia Assistiva
Atividades Pedagógicas
Para quem tem alunos com necessidades especiais e/ou dificuldades comunicativas.


Teclado Virtual Mousekey 
Desenvolvido por Cláudio Luciano Dusik
Niee- Núcleo de Informática na Educação EspecialUniversidade Federal do Rio Grande do Sul
DESCRIÇÃO - Teclado Virtual Silábico-Alfabético, que possui letras e padrões silábicos em torno de cada letra. Foi elaborado com o objetivo de possibilitar a escrita de pessoas com dificuldades motoras, através do computador. Com o mouse ou outro equipamento, o usuário seleciona as famílias de letras para formar as palavras. Isso diminui o número de movimentos e esforços necessários para escrever.
 DOWNLOAD DO PROGRAMA (ver instruções para instalação) http://www.ufrgs.br/niee/mousekey.htm
Portal Fonológica

Centro de Referência Virtual do Professor
Guia do Alfabetizador 

Universo Autista

Sugestão de Livro
 Uma Letra Pode Mudar Tudo 
  
Autora: Telma De Francisco Terçarolli
É um livro de exercícios elaborado para ser utilizado tanto em processos terapêuticos como recurso pedagógico. Aqui, o leitor encontrará uma lista com 321 pares de palavras, que se distinguem por um grafema e, às vezes, por dois. O curioso é que, com a troca, a palavra continua a existir, mas o seu significado muda, por isto o título Uma Letra Pode Mudar Tudo. O livro contém 40 exercícios que estimulam o pensamento, enriquecem o vocabulário, colaboram com a percepção auditiva e visual, lançam desafios e abrangem diferentes faixas etárias.

Portal Máquina de Quadrinhos
O portal www.maquinadequadrinhos.com.br é o 1º editor online de histórias em quadrinhos do Brasil, no qual fãs de todas as idades poderão criar suas próprias histórias, usando personagens, cenários, objetos e balões do universo da Turma da Mônica. As histórias serão lidas e votadas por todos os visitantes do portal e as melhores poderão até ser publicadas nas revistas da Turminha. Para criar suas histórias, não é preciso pagar nada: um pacote de imagens gratuito está sempre disponível para todos os participantes cadastrados.

Histórias para ler e Ouvir - Obras Online
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Projeto de Intervenção Pedagógica
Atividades
Leitura e Linguagem Digital
Outras estratégias de leitura - Construção de tags

Objetivo: integrar e sintetizar informações do textos
  Obs: Tags (linguagem digital): palavra-chave relevante ou termo associado com uma informação.

Leitura
Objetivo: Desenvolver estratégias de leitura a partir de pistas lexicais - informações explícitas

Organização das partes de um texto
Objetivo: Produção de sentidos


Textos Fatiados - Organização de partes menores
Objetivo: Fazer antecipações


Obs: Recortar as fichas e pedir aos alunos que organizem o texto - com ou sem a ajuda da professora.

Textos Lacunados
Objetivo: Produção de sentidos
 

    Carta Enigmática
Objetivo: Produção de sentidos


  Produção de Pequenos Textos
Objetivo: aquisição e desenvolvimento da língua escrita
 Pausa Protocolada
Objetivo: Fazer antecipações
Leitura
Objetivo: Trabalhar  a fluência na leitura de palavras

 Leitura
Objetivo: Trabalhar com pistas tipográficas
Obs.: Recortar as partes da atividade onde há indicações e distribui-las na medida em que as respostas forem dadas.

 Leitura
Objetivo: Elaborar questões a partir de pistas tipográficas
Produção de Texto
Objetivo: Produzir um final diferente para o texto

1ª Parte                                         2ª Parte
3ª Parte                                            4ª Parte
Final 1                                        Final 2
(      )                                                                                      (     )
    Produção de Pequenos Textos
Objetivo: Produzir um texto a partir de sua finalidade

  Produção de Pequenos Textos
Objetivo: Elaborar coletivamente um roteiro para uma história antes de produzi-la

TEXTO 1- Veja os quadrinhos e, a seguir, elabore um roteiro de acordo com as cenas.  Depois, produza um texto narrativo bem legal!
Tipo de texto:
Título:
Personagens:
Cenário:
Temporalidade:
Trama:
Ordem cronológica dos fatos:
Número de páragrafos (previsão):

TEXTO 2- Veja os quadrinhos e, a seguir, elabore um roteiro de acordo com as cenas. Depois, produza um texto narrativo bem legal!
Tipo de texto:
Título:
Personagens:
Cenário:
Temporalidade:
Trama:
Ordem cronológica dos fatos:
Número de parágrafos (previsão):
Produção de Pequenos Textos
Objetivo: Elaborar um roteiro para uma história antes de produzi-la
                                     
Obs: Apoio do banco de palavras

Leitura
Objetivo: Desenvolver estratégias de leitura a partir de pistas nas imagens e títulos

Organização de partes de uma frase
Objetivo: Perceber unidades menores da língua
Obs.: Recortar as palavras de cada frase e colocá-las em um envelope.

 Manchetes - Textos Lacunados
Objetivo: Produção de sentidos

 Leitura
Objetivo: Relacionar uma frase a uma gravura

Organização das partes de um texto
Objetivo: Produção de sentidos
  

Obs: recortar as palavras de cada frase e colocar em um envelope
 
Leitura 
Objetivo: Produção de sentidos
Leitura
Objetivo: Posicionar-se diante do texto
 
 
 

Produção de Pequenos Textos
Objetivo: Estabelecer relação entre imagens e produzir uma frase 

Gêneros Textuais
Objetivo: Identificar o gênero textual e relacioná-lo com sua finalidade
Obs: Recortar as fichas e cada gênero textual para que os alunos possam manipular o material.

Jogo das Sílabas
Objetivo: Formar o maior número de palavras com uma mesma sílaba. 
Sugestão de trabalho em dupla: Construir uma tabela com o nome dos alunos para  registro das palavras formadas por cada participante. 
Trabalho com Imagens e Legendas
Objetivo: Relacionar texto com uma imagem. 



Obs: Recortar fichas e imagens para que o aluno possa manipular o material.

Trabalho com Letras Iniciais - Modelo
Objetivo: Desenvolver a consciência fonológica. 
 
Obs: Recortar as figuras para que o aluno possa relacioná-las a uma letra da cartela.

Trabalho com Sílabas Iniciais - Modelo
 Objetivo: Desenvolver a consciência fonológica. 
 
Obs: Recortar as sílabas para que o aluno possa relacioná-las a cada figura da cartela.

Trabalho com Rimas - Modelo
Objetivo: Desenvolver a consciência fonológica. 
Obs: Recortar as figuras para que os alunos possam encaixá-las nos espaços da cartela.

Jogo das Palavras - Modelo
Objetivo: Desenvolver a consciência silábica. 
Obs: Distribuir as figuras recortadas para que os alunos façam a identificação e organização das sílabas no processo de construção da palavra.
Atividade com Sílabas ou Letras
Pré-selecionadas


Cruzadinhas Silábicas
  
 
Obs: As cruzadinhas acima possibilitam trabalhar o signo linguístico (significante e significado) e, ao mesmo tempo, direcionam a organização das silabas no momento da construção da palavra.
Espaçamento entre palavras
   

Atividade por tema
                                         Sequência Didática
Obs: Trabalhar os diversos níveis de alfabetização.
 
Obs: o Livro "A lagartixa que virou jacaré" serviu de material de leitura e inspiração para a reescrita do texto.
Objetivo: ampliar os conhecimentos sobre a linguagem e os recursos discursivos presentes no texto.

JOGOS ORTOGRÁFICOS
BINGO
Objetivo: Desenvolver a consciência fonológica e reconhecer palavras.
  
 
 OBS: REPRODUZIR AS LETRAS ACIMA EM BOA QUANTIDADE PARA COMPLETAR AS PALAVRAS E,SERVIR AO MESMO TEMPO DE MARCADORES (NO LUGAR DO TRADICIONAL FEIJÃO).
FAZER FICHINHAS COM AS PALAVRAS PARA QUE POSSAM SER RETIRADAS DO SAQUINHO E LIDAS PELA PROFESSORA 

TRILHA DAS LETRAS
M OU N
Objetivo: Desenvolver a consciência fonológica e reconhecer palavras.
OBS: MONTAR A TRILHA SEGUINDO A DIREÇÃO DESEJADA.
                                                                           
                                                       BANCO DE PALAVRAS              ENVELOPE COM ABERTURA NOS RETÂNGULOS

Sugestão: construir um dado com as faces representando a quantidade um ou dois. Essas quantidades corresponderão ao número de casas que cada participante poderá avançar. Cada participante deverá ir registrando a(s) palavra(s) da trilha numa folha, utilizando uma das letras indicadas. O vencedor será aquele que completar a trilha primeiro, mas desde que acerte mais palavras que seu adversário. Caso contrário, o segundo colocado ainda poderá ser considerado o vencedor. Após completar a trilha, cada participante deverá consultar o banco de palavras para verificar erros e acertos do outro competidor. Obs.: o banco deverá ficar dentro do envelope para que a escrita correta de cada palavra não seja visualizada antes da hora. Variação do jogo: duplas.


PREPARAÇÃO DA LEITURA
Forma lúdica de trabalhar com as pausas do texto
 Objetivos: Observar o uso de sinais de pontuação para separar as unidades menores de um texto;  Construir sínteses parciais de cada parte do texto; Desenvolver a capacidade de ler um texto fluentemente e com compreensão;

 
 
Sugestão: Após o primeiro contato do aluno com o texto, sugerir à turma a leitura do mesmo em voz alta. Porém, combinar antes um som para cada sinal de pontuação (uma palma para ponto final, duas palmas para dois pontos, estalar os dedos para vírgula, bater o pé para ponto de exclamação, etc).

FLUÊNCIA NA LEITURA DE PALAVRAS
 
 
 
 
 
 
Sugestão de atividade em grupo- Cada aluno terá de 3 a 5 minutos para preparar a leitura das palavtas do cartão recebido e. em seguida, será marcado o tempo com o uso da ampulheta (opcional). O grupo que conseguir ler mais palavras em menor tempo será o vencedor. Obs.: A atividade sugerida não deve gerar ansiedade no aluno que apresenta dificuldades na leitura. Por isso, os outros participantes podem ajudá-lo. 


 ALFABETO ILUSTRADO
OBJETIVOS: CRIAR OPORTUNIDADE PARA QUE O ALUNO RECONHEÇA AS LETRAS DO ALFABETO, IDENTIFIQUE O NOME DE CADA UMA E DESENVOLVA A CONSCIÊNCIA FONOLÓGICA ATRAVÉS DE JOGOS.


JOGO DA MEMÓRIA
OBS.: Você precisará de duas cartelas para cada grupo de alunos e recortar os cartões com as figuras. Coloque-os sobre a mesa virados para baixo. Organize os alunos em grupos de 3 ou 4 participantes e dê início ao jogo. O aluno que formar mais pares será o vencedor.

 JOGO BINGO DA LETRA INICIAL


cartela                                                                            cartões 

OBS.: Recorte os cartões, coloque-os em um saquinho.e confeccione várias cartelas com diferentes letras, como no modelo acima. Para iniciar o jogo, retire um cartão do saquinho e mostre à turma. Peça aos alunos que identifiquem a letra e oriente-os a marcá-la na cartela, caso a mesma faça parte do seu grupo de letras.


SEGMENTAÇÃO DE FRASES
Objetivo: Observar que uma frase é estruturada em unidades menores, no caso as palavras, e compreender a função dos espaços em branco entre elas.

ATIVIDADE I
OBS.: Confeccione um envelope com a parte azul e recorte o retângulo branco. Recorte a ficha com a frase que deverá deslizar dentro do envelope, revelando uma palavra por vez.


ATIVIDADE II
 
OBS.: Recorte os retângulos brancos e dobre a cartela ao meio. Oriente os alunos para que tentem decifrar o enigma sem utilizar as janelas. Somente após a tentativa de decifração e registro de sua hipotese é que deverão conferir a frase, abaixando a parte superior da cartela. 


TRANSFERÊNCIA DA LETRA DE IMPRENSA PARA CURSIVA

 OBS.: Construa cartelas com o alfabeto escrito em letra de imprensa maiúscula e minúscula. Recorte cada quadrinho do alfabeto em letra cursiva. Oriente os alunos para que identifique e relacione os diferentes tipos de letra, colocando cada quadrinho no espaço certo da cartela.

 FICHAS PARA NOMEAÇÃO RÁPIDA DE LETRAS

OBS.: Para que o indivíduo aprenda a ler e escrever, são necessárias algumas habilidades que devem ser levadas em consideração no processo de aprendizagem. Dentre essas habilidades estão a consciência fonológica, a memória de trabalho, o conhecimento ortográfico e a nomeação rápida (NR). A nomeação rápida vem sendo descrita na literatura como a habilidade de processar símbolos visuais rapidamente que é tão necessária à aprendizagem da leitura e da escrita. Usado como instrumento de verificação de atenção, velocidade de processamento, percepção e memória, o teste de NR pode ser utilizado em sala de aula como forma de estimular a memória de trabalho e agilizar o processo de identificação visual das letras.. Podem ser utilizadas também fichas com números, cores, figuras, palavras, etc. O professor pode solicitar à criança que nomeie o mais depressa possível as letras, marcando o tempo com uma ampulheta. Desse modo, a atividade passa a ser algo divertido e desafiador para a criança. Média de tempo para leitura de uma cartela: 2 a 3 minutos/por aluno.

OUTRA SUGESTÃO: NOMEAÇÃO RÁPIDA DE FIGURAS
 OBS.: Pedir ao aluno que visualize as figuras e, depois, nomeie as mesmas sem o apoio da cartela. Nesse caso, foram utilizadas as figuras do alfabeto ilustrado da sala. Sugere-se também o uso de figuras por campo semântico (animais, brinquedos, frutas, brincadeiras, material escolar, etc). Iniciar com um número mínimo de cinco figuras e aumentar gradualmente esta quantidade.

Um comentário:

  1. Estou adorando as sugestões de intervenção. São atividades que trabalham várias funções cognitivas e tenho obtido respostas positivas em sala de aula.

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