História





Meus queridos alunos,
Vejam no link abaixo a História de Belo Horizonte contada através de fotos. Basta clicar no endereço que vocês chegarão lá. Procurem imaginar como foi o planejamento da capital, sua construção e as mudanças ocorridas ao longo do tempo. Observem os prédios, os hábitos de cada época, os pontos turísticos, as curiosidades... Depois, trocaremos ideias, a partir das atividades postadas aqui no blog. Um abraço.
Edirlaine



Acesse aqui: http://www.slideshare.net/Edirlaine/historia-de-bh-8293063
  

A História de Belo Horizonte - 1ª parte
 ROTEIRO DE ESTUDO
1- DE ACORDO COM A HISTÓRIA DE BELO HORIZONTE, DESCREVA ESSES TRÊS MOMENTOS
                       1883- FAZENDA DO LEITÃO         1896 -ARRAIAL DO CURRAL DEL REY
1807- CIDADE DE MINAS
2- OBSERVE ABAIXO DOIS MOMENTOS DE NOSSA HISTÓRIA. QUE MUDANÇAS VOCÊ PERCEBE?

PRAÇA SETE EM 1905 E 1940
3- AS CENAS ABAIXO MOSTRAM HÁBITOS DOS MORADORES DE BH NO INÍCIO DO SÉCULO XX. DESCREVA-OS.
                               
Origem da Festa Junina
                                                                                                                       Fonte: http://www.brasilescola.com/detalhes-festa-junina/origem-festa-junina.htm

         Na época da colonização do Brasil, após o ano de 1500, os portugueses introduziram em nosso país muitas características da cultura europeia, como as festas juninas. Essas festas eram realizadas para comemorar a grande fertilidade da terra e as boas colheitas e sempre eram realizadas no dia 24 de junho.
         Aos poucos, as festas juninas foram sendo difundidas em todo o território do Brasil, mas foi no nordeste que se enraizou, tornando-se forte na nossa cultura. Nessa região as comemorações duram um mês e são realizados vários concursos para eleger os melhores grupos que dançam a quadrilha.
        Com o passar dos anos, as festas juninas ganharam outros símbolos característicos. Como é realizada num mês mais frio, passaram a acender enormes fogueiras para que as pessoas se aquecessem em seu redor. Várias brincadeiras entraram para a festa, como o pau de sebo, o correio elegante, os fogos de artifício, o casamento na roça, dentre outras, com o intuito de animar ainda mais a festividade.
        As comidas típicas dessa festa tornaram-se presentes em razão das boas colheitas na safra de milho. Com esse cereal são desenvolvidas várias receitas, como bolos, caldos, pamonhas, bolinhos fritos, curau, pipoca, milho cozido, canjica, dentre outros.